quarta-feira, 25 de julho de 2012

Contradição: Prefeitura comunica que não realizará Festa do Bode

Menos de um mês após a realização do grande evento junino da cidade - Mossoró Cidade Junina - a Prefeitura Municipal de Mossoró decide não realizar a XIV Exposição Agropeuaria de Mossoró - Festa do Bode. A Gerência de Agricultura alega estar seguindo uma orientação do Ministério Público em relação a grandes festejos em tempos de eleições e de estiagem prolongada.

A Exposição Agropecuária de Mossoró, muito mais do que um evento festivo, se configura como uma grande oportunidade de negócios, principalmente para os pequenos criadores. Diferente do Mossoró Cidade Junina, no qual milhões de reais são gastos com bandas de música, a Festa do Bode promove a integração entre os produtores locais e de outras regiões e dá a oportunidade de comercialização de seus animais. Durante a exposição, são oferecidas oficinas, cursos de capacitação e seminários. Além disso, movimenta o comércio local de barracas e restaurantes.

As entidades envolvidas na realização da Festa do Bode, tais como Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região Oeste (ASCCOM), Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC), Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), SEBRAE e Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), só foram comunicadas oficialmente da decisão no último dia 18 - menos de 15 dias antes da possível data de realização - 2 a 5 de agosto. Dias antes, na comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró, a prefeita de Mossoró já havia anunciado que não realizaria a Festa do Bode 2012.

Desde o momento que tomou conhecimento da decisão, os parceiros têm trabalhado na tentativa de viabilizar a realização do evento ainda em agosto, mas em uma nova data, de 9 a 12. No dia 23 de julho, eles se reuniram com o secretário estadual de agricultura do estado, Betinho Rosado, e formalizaram o desejo de promover a exposição desde que o estado assuma todas as responsabilidades que caberiam a prefeitura.

Segundo diretoria da ASCCOM, uma nova reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), desta vez, com no gabinete da Gerência da Agricultura de Mossoró. O encontro foi realizado na tentativa de sensibilizar a prefeitura, já que este é o único evento voltado para o homem do campo.

Até a publicação desta notícia, a ASCCOM não informou se a prefeitura mudou de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário